sábado, 23 de março de 2013

Terceiro Ventriculostomia

   O sistema ventrIcular é formado por uma série de cavidades intercomunicantes presentes no interior do cérebro. Cavidades essas que são preenchidas pelo LCR (Liquido cefaloraquidiano) que é produzido continuamente por estruturas glandulares chamadas de plexo coróide. 
O terceiro ventrículo faz parte desse sistema ventricular. É uma estreita fenda ímpar e mediana, que se comunica com o quarto ventriculo pelo aqueduto cerebral, e se comunica com os ventriculos laterais pelos respectivos forames interventriculares (ou de Monro).




   Em caso de obstrução ao livre trânsito do LCR, ocorrerá acúmulo e compressão do cérebro contra o crânio. O tratamento mais comum é a instalação de um tubo que drena o excesso de líquido para fora do cérebro. Em alguns casos, devido a localização peculiar da obstrução, é feito um tratamento alternativo: a terceiroventriculostomia, que consiste na abertura de uma saída alternativa para o líquor por via endoscópica no assoalho do terceiro ventrículo.
Esse procedimento é indicado em causas obstrutivas, como hidrocefalia secundária a estenose congênita do aqueduto ou tumores, e também em causas comunicantes, como ventriculites, meningites e hidrocefalia secundária à hemorragia intraventricular.
   Segue abaixo vídeos do procedimento da terceiro ventriculostomia:






Nesse link é possível ver uma simulação de como ocorre o aumento dos ventrículos e a abordagem via endoscópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário